Silvio Santos: a trajetória do mito


Com 87 anos, o comunicador brasileiro com a carreira mais longeva de todos os tempos teve duas biografias lançadas a seu respeito em 2017. A que vamos mostrar nas próximas semanas foi escrita por Fernando Morgado e publicada em abril de 2017 pela editora Matrix.
Aparentemente houve um erro de digitação em relação à preposição A, que não deveria estar ali (os poucos que não tiveram êxito).
Acima deveria ter sido usada a locução adverbial EM VEZ DE, pois AO INVÉS só deve ser utilizado quando se tratar de ideias opostas. Lembrete importante: essas expressões não são sinônimas.
No caso em análise, tem-se sujeito oracional composto de oração subordinada substantiva (quem entra nessa profissão) e o predicado (nunca mais quer sair) separados por vírgula. Apesar de sua ocorrência ser comum, havendo até quem defenda seu uso e denomine-o de opcional, somos partidárias do entendimento de não se separa sujeito de predicado por vírgula, ainda que se trate de sujeito oracional (quem entra nessa profissão nunca mais quer sair).
AGORA é palavra que designa algo que está acontecendo neste momento, no presente. A história de Silvio Santos é contada no passado.
A ESSA ALTURA é locução adverbial que se refere a uma situação próxima, no presente ou no passado. No caso acima, é feita referência a uma situação ocorrida num passado distante; por isso deveria ter sido usada a expressão ÀQUELA ALTURA.
Internet é palavra estrangeira reconhecida pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e não precisa ser escrita com qualquer tipo de destaque.

AMANDA PESSOA  2018 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone