Pequenas grandes mentiras


Pequenas grandes mentiras, de Liane Moriarty aborda temáticas bem delicadas, como a violência doméstica, e faz isso de uma forma crua, sem eufemismos, o que torna a leitura inquietante. A série homônima foi produzida pela HBO e premiada com 5 Emmy, inclusive o de melhor minissérie e melhor direção em minissérie ou filme feito para TV. A produção tem no elenco Nicole Kidman (que recebeu o Emmy de melhor atriz em minissérie ou filme feito para TV), Reese Whiterspoon, Shailene Woodley, Laura Dern (ganhadora do Emmy de melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme feito para TV), além de outros grandes artistas (como Alexander Skarsgard, ganhador do Emmy de melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme feito para TV).
Quando exigimos alguma coisa de alguém ou quando nos empenhamos com insistência para obter algo, fazemos questão DE algo – pág. 81.
O verbo HAVER, indicando decurso de tempo, é impessoal e deve permanecer na terceira pessoa do singular. Como a frase está no passado, a flexão de tempo é obrigatória (HAVIA MUITO TEMPO TEMIA ISSO).
O pretérito perfeito do indicativo define uma situação momentânea que aconteceu e terminou no passado. O pretérito mais-que-perfeito, por outro lado, é usado para indicar uma ação que aconteceu antes de outra ação também no passado. Um tempo verbal não pode ser substituído pelo outro. No excerto acima, o correto seria: Perry disse, tirou e entrou – pág. 177 (o livro está repleto dessas “substituições”).
O verbo LEMBRAR-SE é pronominal por excelência (lembrava-SE de tudo) – pág. 243.
Quando pretendemos qualificar um verbo, temos necessariamente que usar um advérbio. No caso acima, DIFERENTE é adjetivo e deveria qualificar algum substantivo. O correto, portanto, seria dizer que AS PESSOAS REAGIRIAM DIFERENTEMENTE – pág. 315.
Mais uma vez a falha na colocação pronominal aparece. Precisamos ter em mente que na linguagem formal a norma determina que na presença do pronome relativo QUE devemos posicionar o pronome antes do verbo, utilizando a próclise (que se sentou) – pág. 329.

AMANDA PESSOA  2018 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone